PRÁTICAS DE TREINAMENTO GERENCIAL NO GOVERNO DOS EUA

 em Desenvolvimento Organizacional, Gestão Pública, RH - Educação Corporativa, RH-Gestão de Pessoas, Treinamento Corporativo
Antonio Carlos A. Telles

Estudo publicado pela USA Office of Personnel Management  talvez possa, em certa medida, inspirar conceitos e práticas de desenvolvimento de pessoas e lideranças no governo brasileiro e instituições públicas em geral.

Embora tenha foco num grupo sênior, o conteúdo é valioso para nutrir esforços de desenhar programas de treinamento, em qualquer tipo de organização. Do relatório de quase 100 páginas, apresentarei  um sumário, com 7 pontos relevantes desse Guia de Melhores Práticas:

1 O Guia visa ajudar o planejamento e execução de programas de desenvolvimento de 7.700 gestores públicos sênior do governo federal dos EUA, responsáveis por uma força de trabalho de cerca de 2.000.000 de servidores.

2 Foi realizada pesquisa sobre os esforços de treinamento de grande variedade de organizações : comparou-se práticas do setor privado e do setor público.

2.1 Identificou-se tendências de práticas adotadas por organizações de alta performance.

2.2 Foram realizadas entrevistas com representantes de 17 companhias* Fortune500 e 21 órgãos públicos.

3 “Líderes que treinam Líderes” foi uma das mais importantes iniciativas do setor privado ausentes nos órgãos públicos. O Líder é estimulado a compartilhar histórias, se engajar num diálogo participativo (“duas vias”) mais do que fazer palestras, e ser transparente na discussão sobres sucessos pessoais e desafios enfrentados.

4 O Poder da Auto-Reflexão: reflexão é o catalisador chave para transformar a experiência do cotidiano numa experiência de aprendizagem. O que funcionou? Onde os desafios foram maiores? Como venci os obstáculos? Quais os impactos dessa experiência e do meu comportamento para a eficácia de meu papel como líder e para a organização?

5 O Programa não deve ser apenas uma lista de atividades de treinamento: precisa refletir o engajamento da pessoa, o seu comprometimento com o serviço público e demonstrar seu comprometimento com a aprendizagem contínua.

6 O Programa deve conter dois conjuntos de ação: treinamento “formal” e treinamento “informal”.

7 Algumas Competências Chave que devem ser contempladas no Programa:

7.1 Habilidades interpessoais

7.2 Comunicação

7.3 Aprendizagem contínua (autodesenvolvimento)

7.4 Criatividade e inovação

7.5 Flexibilidade

7.6 Resiliência

7.7 Pensamento estratégico

7.8 Visão

7.9 Gerenciamento de conflitos

7.10 Administração do capital humano

7.11 Negociação e influência

O que desse estudo se alinha às necessidades das organizações brasileiras, e da administração pública em particular?

 

 

*Johnson & Johnson, Bank of America, Wal-Mart, McDonald’s, Xerox, Unilever, Sodexo, Microsoft, Dell, 3M, Boeing, e outras

 

 

 

 

 

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