PRÁTICAS DE TREINAMENTO GERENCIAL NO GOVERNO DOS EUA
Antonio Carlos A. Telles
Estudo publicado pela USA Office of Personnel Management talvez possa, em certa medida, inspirar conceitos e práticas de desenvolvimento de pessoas e lideranças no governo brasileiro e instituições públicas em geral.
Embora tenha foco num grupo sênior, o conteúdo é valioso para nutrir esforços de desenhar programas de treinamento, em qualquer tipo de organização. Do relatório de quase 100 páginas, apresentarei um sumário, com 7 pontos relevantes desse Guia de Melhores Práticas:
1 O Guia visa ajudar o planejamento e execução de programas de desenvolvimento de 7.700 gestores públicos sênior do governo federal dos EUA, responsáveis por uma força de trabalho de cerca de 2.000.000 de servidores.
2 Foi realizada pesquisa sobre os esforços de treinamento de grande variedade de organizações : comparou-se práticas do setor privado e do setor público.
2.1 Identificou-se tendências de práticas adotadas por organizações de alta performance.
2.2 Foram realizadas entrevistas com representantes de 17 companhias* Fortune500 e 21 órgãos públicos.
3 “Líderes que treinam Líderes” foi uma das mais importantes iniciativas do setor privado ausentes nos órgãos públicos. O Líder é estimulado a compartilhar histórias, se engajar num diálogo participativo (“duas vias”) mais do que fazer palestras, e ser transparente na discussão sobres sucessos pessoais e desafios enfrentados.
4 O Poder da Auto-Reflexão: reflexão é o catalisador chave para transformar a experiência do cotidiano numa experiência de aprendizagem. O que funcionou? Onde os desafios foram maiores? Como venci os obstáculos? Quais os impactos dessa experiência e do meu comportamento para a eficácia de meu papel como líder e para a organização?
5 O Programa não deve ser apenas uma lista de atividades de treinamento: precisa refletir o engajamento da pessoa, o seu comprometimento com o serviço público e demonstrar seu comprometimento com a aprendizagem contínua.
6 O Programa deve conter dois conjuntos de ação: treinamento “formal” e treinamento “informal”.
7 Algumas Competências Chave que devem ser contempladas no Programa:
7.1 Habilidades interpessoais
7.2 Comunicação
7.3 Aprendizagem contínua (autodesenvolvimento)
7.4 Criatividade e inovação
7.5 Flexibilidade
7.6 Resiliência
7.7 Pensamento estratégico
7.8 Visão
7.9 Gerenciamento de conflitos
7.10 Administração do capital humano
7.11 Negociação e influência
O que desse estudo se alinha às necessidades das organizações brasileiras, e da administração pública em particular?
*Johnson & Johnson, Bank of America, Wal-Mart, McDonald’s, Xerox, Unilever, Sodexo, Microsoft, Dell, 3M, Boeing, e outras