COMO CONSTRUIR UMA CULTURA ÉTICA CORPORATIVA?
Fator Crítico de Sucesso dos Programas de Compliance
Por Andrew Soren e Antonio Carlos A. Telles, consultores da LRN Corporation.
Nesse mundo de alta velocidade, as tecnologias dão visibilidade inédita a tudo que acontece. A reputação de pessoas, profissionais e marcas pode ser fortalecida ou destruída num instante. Por toda parte, cobra-se mais responsabilidade: habilidade de responder! Escândalos fazem crescer na sociedade o risco de desmoralização de pessoas e instituições. Cresce, como nunca, a necessidade da liderança moral.
As organizações buscam criar Programas de Ética & Compliance: existem duas abordagens complementares que devem ser usadas e balanceadas com sabedoria. Numa, o foco é reduzir o risco do comportamento errado , combater a corrupção, eliminar o assédio, etc. Em outra, o foco é promover a virtude, o comportamento certo, construindo-se uma cultura organizacional que estimule e reconheça o bom caráter e valores elevados compartilhados.
O artigo completo foi publicado na primeira edição da revista do Instituto Compliance Rio –IC Rio, páginas 22 a 27, mostrando o resultado de pesquisas sobre os Programas de Ética & Compliance mais efetivos, sobre o impacto da Liderança Moral e da Governança &Cultura nos resultados dos negócios e no desempenho corporativo em geral.
Para baixar a revista clique aqui.