FUTURO IMPERADOR DO MUNDO: A ETERNA LIÇÃO DE CHAPLIN
O quanto a Mestre Arte é capaz de dar lições ao Aprendiz Realidade?
A cena é do filme “O Grande Ditador” (5 minutos -Discurso Final). É bastante conhecida, mas o que é “clássico” nunca perde o prazo de validade e seu frescor: é perene. A cena até merece certa reverência: não basta assistir, ela nos convida a meditar.
O quanto a mensagem é oportuna no momento presente em que se discute que tipo de lideranças precisamos para ajudar a aperfeiçoar a sociedade? O quanto é oportuna para cada um de nós?
O Grande Ditador (1940) foi o primeiro filme falado de Charles Chaplin (Londres, 1889 –Suíça, 1977), um dos “pais do cinema”.
O roteiro foi elaborado em 1939, enquanto a Alemanha nazista invadia a Polônia. Na ocasião do lançamento do filme, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial. Chaplin foi censurado em muitos países e foi expulso dos EUA, mas deixou seu legado. Em 1997, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos selecionou o filme para ser preservado no National Film Registry por ser “significativo culturalmente, esteticamente e historicamente. “


